É mesmo ficção?

Quem nunca recomendou um filme para uma pessoa por causa de determinada época que ela passa, não é mesmo? Conforme a pandemia foi abraçando o Brasil e os demais países, alguns filmes sobre o assunto começaram a ser usados como exemplos de reflexão sobre o mesmo. E não é de hoje que obras são usadas como referências para assuntos do “mundo real”. 

Existem as diferenças clássicas nas obras baseadas em fatos reais e nas fictícias. Por exemplo, conseguimos ver na minissérie, Olhos que Condenam da Netflix, que ela reporta o que aconteceu no famoso caso das cinco crianças do Central Park em 1989 através das próprias imagens reproduzidas. E na franquia dos Senhor dos Anéis, também identificamos claramente que tudo na obra não existe, ou seja, é completamente ficcional. 

Mas e as obras que beiram as duas coisas? Será que é tão claro assim de identificar? Bom, primeiramente fácil não é. Dito isso, pensamos em obras mais complexas, como A Origem, que tem elementos puros de Freud e sua teoria da psicanálise. Ou Bastardos Inglórios que não é baseado em fatos reais, mas se passa durante a segunda guerra mundial que você já deve ter estudado em algum momento do colegial. 

Quando pensamos em cinema, ou qualquer obra artística, nós absorvemos ou produzimos ela com base no que conhecemos ou esbarramos durante nossas vidas. A partir daí podemos entender pelo menos um pouco aquele personagem que você acha quieto demais no filme de drama. Talvez até ver que a motivação do vilão apresentado nas histórias em quadrinhos, não são vazias ou sem sentido. 

O mundo mudou completamente do que era anos atrás, e ele vai continuar mudando, as pessoas vão continuar mudando. O cinema não é diferente, vai continuar mudando junto com o mundo. Mesmo não sendo de fato uma cópia fiel dele, traços semelhantes são desenhados e produzidos a qualquer momento fazendo com que nunca seja somente uma ficção por completo. 

Apesar da vida ser um grande episódio de Black Mirror ela as vezes tem seus momentos de Sta Wars e fica tudo lindo!
Post criado 89

Um comentário sobre “É mesmo ficção?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo