Os Guardiões da Infância

Toda semana tento falar um pouco sobre quadrinhos ou livros que acho interessante. Alguns já li, outros estão na lista de leitura. Porém, dessa vez vou começar de a forma diferente. Não vou falar de um livro mas sim de um filme inspirado em a obra literária escrita e ilustrada por William Joyce. Joyce é um escritor, ilustrador e cineasta norte-americano. Já foi dito que ela é uma das cem pessoas para se observar no novo milênio, por suas criações, tanto pinturas quando escrita.

Anos atrás assisti uma animação que encantou e ainda encanta muito, A Origem dos Guardiões (2012). Para quem não assistiu, é a história dos guardiões da infância, aqueles que são responsáveis por manter o espírito de uma criança vivo. Ou pelo menos a crença. No entanto, o filme conta uma parte da história e apresenta um novo guardião. Jack Frost. Bem popular em países com neve, não tão popular no Brasil.

Imagem: Reprodução/Internet, Jack Frost, Papai Noel, Fada do Dente, Coelho da Páscoa e Sandman

A Origem dos Guardiões

Que criança nunca esperou pelo presente do papai Noel no natal ou pelo coelho que trás chocolates na Páscoa. E a fada do dente? Debaixo do travesseiro sempre tem a dinheirinho esperando se você deixar o dente lá para trocar. Antes de dormir, quem nunca ouviu a mãe dizer que o João Pestana (Sandman) viria colocar areia nos nossos olhos e cuidar dos nossos sonhos, proteger dos pesadelos.

O encanto do filme foi além da tela e pesquisando encontrei a coleção de livros de Joyce que conta a história de cada um dos guardiões, começando pelo cara que escolheu cada um deles, o homem da lua. Depois dele descobrimos que o papai Noel é bem diferente do que imaginamos, a Fada do Dente é a rainha e líder do seu próprio exército, o coelho da Páscoa se chama Coelhoberto. A história de todos eles se entrelaçam com a do Breu, o pesadelo, que antes de ser essa imagem de coisas ruins era só um cara normal.

A forma como Joyce conta as histórias ao seu modo, as ilustrações nos livros, é ainda mais fascinante e faz pensar: como A Origem dos Guardiões não ganhou continuação para contar todas essas histórias individualmente, inclusive a de Jack Frost. Parece só mais a monte de histórias infantis, porém são bem mais que isso. Eu ganhei boa parte da coleção quase dois anos atrás e infelizmente não terminei de ler, mas é a leitura que vale a pena. E para quem não assistiu o filme, é a ótima pedida para assistir sozinho ou em família.

Os livros

De todos os livros da coleção Guardiões da Infância, Jack Frost: The End Becomes the Beginning é a último e ainda não foi traduzido. Essa é a ordem de leitura dos livros para os interessados em conhecer as obras:

  • O Homem Da Lua (2011)
  • Nicolau São Norte E A Batalha Contra O Rei Dos Pesadelos (2010)
  • Dentiana: Rainha do Exército das Fadas do Dente (2012)
  • Coelhoberto Pascoal e os Ovos Guerreiros do Centro da Terra (2013)
  • Sandman: A História de Sanderson Soneca (2013)
  • Jack Frost: The End Becomes the Beginning (2015)
Amante da leitura, seja jornal, livros ou hqs. Adora um conta de fadas, inclusive é toda trabalhada na Fiona: meio ogra mas com coração de princesa. Marvete assumida com amor. EXLSIOR. E um café, por favor, bem forte e sem açúcar.
Post criado 47

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo