Mentirosos S.A.

Finalmente chegou 1º de abril e todos os anos é um festival de pregar peças nos amigos e na família. É engraçado como existe uma data para comemorar a mentira e os mentirosos, mas quem nunca contou uma mentirinha na vida? De fato, todo mundo já teve seu momento mentiroso na vida e se não teve, acabou gostando de um mentiroso. E não falo dos mentirosos da vida real, mas sim os da ficção. Seja nos livros, nos quadrinhos, séries ou filmes eles estão lá. Alguns até conseguimos odiar, no entanto existem outros que vira e mexe estamos passando pano.

Pensando nessa data tão cheia de traquinagens, vamos falar de alguns mentirosos que formam a Mentirosos Sociedade Anônima da cultura geek-pop. Bem, não tão anônima assim. Acho que todos concordam que o fundador dessa sociedade veio dos livros infantis e não há quem pense em mentira e não pense nele: Pinóquio. O mentiroso que não esquecemos. Veio da literatura, porém ganhou maior fama na animação da Disney. Foi muito usado pelos pais como exemplo de que mentir é algo ruim e que vai nos dar muitos problemas. Tudo bem, concordamos com isso. Mas ele não é o único.

Os mentirosos animados

Ao longo da nossa infância raramente nos prendemos a livros, mas os desenhos são nossos companheiros por anos e mesmo quando adultos ainda paramos um pouco para assistir e matar a saudade. Vamos combinar que alguns desses mentirosos nós amamos, passamos pano e as vezes nem percebemos o quão mentirosos eles são. E por falar em passar pano, Pica-Pau é um desses mentirosos. Nos últimos anos até ganhou um meme tirado de um dos episódios do desenho onde ele está passando pano no convés de um navio pirata e foi usado para todas as situações possíveis onde passamos pano para alguém. A internet não perdoa.

Imagem: Reprodução/Internet. Desenho do Pica-Pau passando pano no navio.

Em meio a tantos desenhos, não podemos esquecer um mentiroso queridinho mas que dava nos nervos. O Mestre dos Magos de A Caverna do Dragão. “Mas como? Ele não é mentiroso”. Ele é sim e a prova é que ele sempre soltava um enigma para as crianças e sumia sem contar nada concreto. Além de omitir e usar enigmas, ele também enganou o grupo de crianças algumas vezes. Mentiroso. Outro queridinho é o Pernalonga. Era cada mentira para se livrar do Hortelino. E quem assistia ainda apoiava e dava risada. Enfim, a passada de pano.

Eles estão para todo lado

Bom, a adolescência nos apresenta os mentirosos charmosos. A maioria deles estão nos filmes, nas séries e pode apostar que nas páginas das HQs também. Nos filmes e nos quadrinhos, um mentiroso bem conhecido é Loki. Por favor, o deus da mentira não poderia passar batido. Ele conseguiu enganar duas vezes com sua falsa morte nas telonas. Nos quadrinhos também apronta das suas. Trapaceia, mente, engana. Uma infinidade de coisas, mas quem somos nós para julgar. Ninguém engana o Batman, exceto o Coringa que em sua insanidade já conseguiu fazer isso. Bem trapaceiro ele também, mas é um dos vilões mais queridos apesar disso. Olha o pano aí gente.

Loki, deus da mentira. Imagem: Reprodução/Internet

Nas telonas

Eu não posso deixar passar dois dos meus mentirosos favoritos, até porque não considero tudo isso de mentira. Olha o pano de novo. Obi-Wan Kenobi. Mas quando foi que ele mentiu? Ele foi considerado meio mentiroso ou omisso pela primeira trilogia, porém com a segunda trilogia de Star Wars, Obi-Wan se tornou um mentiroso e tanto. Quando ele entrega o sabre de luz de Anakin para Luke Skywalker ele diz “seu pai queria que você recebesse isso quando estivesse crescido, mas seu tio não irá permitir” e logo conta que Darth Vader matou o pai de Luke. Mentirinha né, durante a primeira trilogia mesmo já sabemos disso. De qualquer maneira, um mentiroso lindo.

Nas telinhas

Eu poderia deixá-lo de fora, mas ele é um querido e apesar de um final de série digno de competir com o final de Lost, não estraga o personagem. Estou falando de Barney Stinson, que diga-se de passagem, é um dos motivos para a série How I Met Your Mother ser um sucesso estrondoso. Ele é um personagem cativante e cria histórias incríveis ao longo da trama. Chega um ponto que não sabemos mais quando ele está mentindo ou quando ele está falando sério. Claro que isso dá a série um ar mais engraçado e não tem como não passar pano para ele.

Eles não estão parando

Poderia citar todos os mentirosos mais famosos da ficção, mas não caberia. São muitos. Os amados e os odiados, os que passamos pano e os que queríamos poder matar. A cultura pop tem muitos deles e mesmo para os que passamos pano, existe uma consciência de que nem sempre isso é legal. Mas, e o seu mentiroso favorito da ficção? Está nas páginas de um livro de fantasia, em alguma série ou filme que você pode assistir mil vezes até cansar ou talvez numa HQ, enganando o mocinho ou o vilão para fazer seu plano dar certo. Não importa, ao invés de pregar peças em todo mundo, aproveite o dia para relembrar o seu mentiroso favorito e incluir ele na Mentirosos S. A.

Amante da leitura, seja jornal, livros ou hqs. Adora um conta de fadas, inclusive é toda trabalhada na Fiona: meio ogra mas com coração de princesa. Marvete assumida com amor. EXLSIOR. E um café, por favor, bem forte e sem açúcar.
Post criado 54

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo